09 Outubro 2010

Super Size Me (A dieta do palhaço) é um documentário escrito, produzido, dirigido e protagonizado por Morgan Spurlock, um cineasta independente dos Estados Unidos da América e foi indicado ao oscar.
Super Size Me era o nome dado a uma promoção realizada pelo McDonald’s até o lançamento do filme do cineasta Morgan Spurlock. Era porque, coincidentemente, depois do sucesso do filme ao redor do mundo, a poderosa corporação simbolizada pelo palhaço Ronald McDonald resolveu abandonar uma das ofertas que mais lucros lhe proporcionava no mercado norte-americano.

Em que consistia a promoção? Ao comprar seu lanche dentre as ofertas básicas do cardápio em qualquer loja dos Estados Unidos, acrescentando-se alguns centavos a mais o cliente poderia se deliciar com uma carga adicional de refrigerantes e batatas fritas. O que poucos consumidores percebiam é que o excedente de calorias e problemas com colesterol e triglicérides também aumentariam...

Alguns centavos a mais por muito mais comida acarretariam graves problemas de saúde e gastos elevados com tratamentos, dietas, remédios, exames,...

No filme, Spurlock segue uma dieta de 30 dias durante os quais sobrevive em sua totalidade com a alimentação e a compra de artigos exclusivamente do McDonald's. O filme documenta os efeitos que tem este estilo de vida na saúde física e psicológica, e explora a influência das indústrias da comida rápida.



Spurlock têm várias regras que regem seus hábitos alimentares:

Deve plenamente comer em McDonald's três comidas por dia



Deverá escolher cada item no menu do McDonald's ao menos uma vez durante o transcurso dos 30 dias (fez em nove dias)



Deve ingerir só os itens do menu. Isto inclui a água engarrafada.



Deve escolher o tamanho "Super Size" de sua comida sempre que lhe for oferecido.



Deve aceitar todas as promoções oferecidas para que ele compre mais comida que a intencionada inicialmente.



Terá de caminhar a média que se caminha nos Estados Unidos, sobre a cifra de 5000 passos ao dia,[3] porém isto não era rígido, já que ele caminhou relativamente mais, em comparação do que se caminha em Nova York que em Houston.
 
Spurlock chega ao trigésimo dia e atinge o seu objectivo. Em trinta dias, Spurlock comeu o tamanho "Super Size" em sua refeição em nove ocasiões ao longo do caminho. Os três médicos ficaram surpresos com o grau de deterioração da saúde de Spurlock. Um deles afirmou que era irreversivel o dano causado ao seu fígado, que pode sofrer, além disso, um ataque ao coração, mesmo perdendo todo o peso ganho durante o experimento. Ele disse que nesse periodo comeu mais refeições no McDonald's do que um nutricionista recomenda comer em 8 anos.

Durante um mês Morgan se alimentou na rede McDonald's por três vezes ao dia (incluindo o café da manhã) ingerindo uma média de 5000 calorias diárias. Antes do documentário ele tinha uma dieta variada, media 1,88 e pesava 84 quilos. Depois de um mês de fast food, ganho 11 kilos, experimentando mudanças subitas de humor, diminuição da libido e compulsão para comer mais lanches. O mais grave, no entanto, foi a disfunção hepática. Morgan demorou 14 meses para voltar ao peso normal depois que fez o documentário.



fonte: www.planetaeducaçao.com.br
publicado por naoseirirsocialmente às 17:15
tags:

A turma aqui em casa gostou
Anónimo a 8 de Agosto de 2010 às 23:03

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14

17
18
19
20
21
22
23

24
27
28
29

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

2 seguidores

pesquisar
 
blogs SAPO