15 Novembro 2010
Especialistas dizem que a situação de sede já representa um início de desidratação. Por isso, o consumo de líquidos, seja no inverno ou no verão, não deve partir da sede. Para saber a quantidade ideal de água a ingerir por dia, basta multiplicar o seu peso por 35 (isso significa que é necessário ingerir 35 ml de líquidos para cada quilo de peso). Como as pessoas têm corpos diferentes, elas apresentam necessidades diferentes. Por exemplo: um adulto com 70 kg necessita de aproximadamente 2.450 ml por dia(2 litros e 450ml) . A ingestão maior de líquidos deve ser feita entre as refeições. Junto com as refeições deve haver o consumo de no máximo 250 ml de líquidos. Beber além desta conta atrapalha a digestão, já que diluímos a quebra dos alimentos.

Atenção: Nem todos os líquidos equivalem à água (ou seja, não hidratam da mesma forma). É o caso de chás, chimarrão, café, refrigerantes e outras bebidas com gás.

De acordo com a lenda, a água gelada emagrece.

No entanto, a água em si não emagrece, mas preenche o estômago e engana o cérebro que não sabe a diferença entre fome e sede.

Beber água gelada ajuda a queimar algumas calorias, porque o seu organismo que é quente, precisa elevar a temperatura do corpo para adaptar a água gelada que acabou de receber, queimando assim calorias.

Costumamos ser bombardeados com a afirmação de que beber bastante água faz bem à saúde. Contudo, às vezes exagerar na dose pode fazer mal ao nosso corpo e pode, em casos extremos, até matar. Mas, como essa substância essencial à vida pode acabar com ela? Segundo a PhD em química Anne Marie Helmenstine, consultora do site About.com, o problema é que ingerir muito desse líquido pode causar uma intoxicação conhecida como hiponatremia.
Segundo Anne, essa condição é mais comum em crianças com menos de seis meses de idade e, às vezes, também acontece com atletas, que perdem muita água e eletrólitos nas competições. As nossas células mantém certo equilíbrio de concentração de sódio e, quando há excesso de água fora da célula, esta atrai sódio do interior numa tentativa de restabelecer a concentração necessária. Quanto mais água é acumulada, mais a concentração de sódio fora da célula diminui.

A hiponatremia pode causar batimentos cardíacos irregulares, a entrada de líquidos nos pulmões e tremulações nas pálpebras. A intoxicação por água ainda causa inchação no cérebro e nervos e pode fazer que a pessoa afetada tenha um comportamento que lembra o de alguém com intoxicação alcoólica.
A inchação do cérebro ainda pode causar tontura, coma e a morte, caso a ingestão de água não seja restringida e uma solução hipertônica salina (com sódio) seja administrada. Se a pessoa for atendida antes de o problema causar muito dano celular, a recuperação leva poucos dias.
Anne diz ainda que podemos sim tomar muita água - um adulto pode processar 15 litros do líquido em um único dia. A intoxicação ocorre quando se toma muita água em um curto espaço de tempo. Em resumo: a não ser que você seja um maratonista ou um bebê, a chance de sofrer de hiponatremia é muito pequena.

Se uma pessoa tem problemas cardíacos e pulmonares, ela pode ter, também, problemas de retenção de líquidos. Portanto, não deve tomar água demais, sob pena de reter líquido em seu organismo e ter, conseqüentemente, edemas pulmonares, entre outros problemas (inchaço nas pernas, etc.)

Ingerir líquido em excesso pode causar a perda de sódio pela urina
A falta de sódio causa cansaço e fadiga muscular

O valor diário de água pura deve ser 70% do recomendado. O restante deve vir de outros líquidos, como sucos, por exemplo, e de líquidos presentes nos alimentos, como frutas e sopas

Quem ingere água em excesso pode perder potássio e essa carência favorece cãibras, náuseas e mal-estar

 Fonte:www.sonutricao.com.br
http://noticias.r7.com/e-ai-doutor
about.com e noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia

publicado por naoseirirsocialmente às 17:36
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